A nova tecnologia para banda larga móvel em alta velocidade em desenvolvimento, a LTE, ou Long Term Evolution, promete balançar as bases da tecnologia, podendo tornar a velocidade de navegação muitas vezes mais rápida. A LTE, lançada pela gigante americana Verizon, pode ser considerada uma evolução da tecnologia 3G, e já está sendo vista por especialistas como a última etapa antes do que poderia ser a tecnologia 4G.
Como as redes de telefonia móvel não são mais utilizadas apenas para a transmissão de voz, cada vez mais dados de chamadas de vídeo, conteúdo multimídia, jogos e navegação são utilizados por um número crescente de usuários. E a tecnologia deve evoluir constantemente para acompanhar o uso dos vários recursos.
Velocidade até dez vezes mais rápida
A grande inovação da LTE é a velocidade da transmissão de dados através da rede sem fio. Quem já estava impressionado com a tecnologia 3G, que permite downloads com transmissão dados numa velocidade de até 14Mbps (megabits por segundo), vai ficar de queixo caído com a LTE. Só para ter uma ideia, a tecnologia WiMax, que segundo especialistas já vem sendo ultrapassada pela LTE, atinge o pico de 72Mbps.
E os aparelhos?
A plataforma para uso da LTE não deve ficar apenas nos aparelhos móveis como celulares, mas também modems USB e computadores portáteis. A tecnologia 3G sofreu alguns atrasos de implantação, devido à falta de suporte nos aparelhos mais populares.

Para a LTE, grandes fabricantes e operadoras já ofereceram oficialmente apoio para a implantação mundial, como a Nokia, Ericsson e outras grandes, que apresentaram testes em seus stands no Mobile World Congress
O grande interesse do mercado nessa tecnologia está na mudança do foco, de apenas transmissão de voz para a transmissão de grandes volumes de dados. Especialistas apontam para o crescimento das redes ao redor de serviços já em fase de implantação, como chamadas em vídeo, acesso à internet e conteúdo multimídia, que já atingem 30% dos usuários no Brasil.
Quando vai ser implantada?

As primeiras redes definitivas devem ser instaladas dentro de dois anos, o que não estimulará, porém, as vendas em curto prazo, mesmo com a promessa de tornar o uso da internet móvel muito mais rápido. Como a padronização da 3G está sendo lenta, a LTE deve ser vista como uma evolução gradual da tecnologia atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário